Começaram nesta segunda-feira (19), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), as aulas presenciais da primeira edição do Curso Internacional em Políticas Públicas Intersetoriais com o tema “Perspectivas em Políticas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.
O curso faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras e é voltado a gestores governamentais do Brasil, América Latina, Caribe e África Lusófona. O objetivo é capacitar gestores governamentais para a promoção de estratégias que garantam o direito humano à alimentação adequada.
Durante a abertura das atividades presenciais, Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, celebrou o fato de o evento reunir doze participantes de oito países diferentes, além de 25 servidores nacionais, o que potencializará a troca de conhecimento sobre ações e políticas públicas voltadas a segurança alimentar e nutricional adotadas pelas nações em questão.
“Acreditamos muito que trazer tudo o que o Brasil construiu para uma prática que pode ser intercambiada, além de podermos ouvir o que vários outros países estão fazendo, pode ser muito importante como um marco de cooperação entre vários países. Agradeço a vocês que vieram e acredito que vocês terão uma semana muito rica e frutífera", pontuou.
Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal destacou a importância da iniciativa da Escola em abordar o tema. “A ideia da Enap está alinhada a esse grande desafio do governo brasileiro de ter também pontos nos países que possam nos ajudar a trabalhar, especialmente, as políticas de segurança alimentar do governo brasileiro que serão adotadas no âmbito da aliança global contra a fome e a pobreza”, destacou.
A capacitação ocorre entre 12 de agosto e 2 de setembro de 2024, com aulas presenciais de 19 a 23 de agosto, na Enap, em Brasília, e terá a aula de encerramento remota em 2 de setembro.
Metodologia
A primeira aula foi ministrada pelo professor doutor Renato Maluf, curador do programa. Além das aulas expositivas em sala de aula, a metodologia deste curso inclui atividades de visitas de campo, dinâmicas em grupo, apresentação de casos e uma atividade remota de conclusão.