Inscrição cancelada com sucesso!
Enap na vanguarda da discussão e produção de conhecimento em Gestão Pública
Livro lançado pelo prof. Michael Barzelay é baseada em estudos e projetos de cooperação desenvolvidos nos últimos anos com a Escola
Qual é o papel da educação e da formação de competências dos profissionais para a gestão pública? Em seu último livro, “Public management as a design-oriented professional discipline” (2019), o professor Michael Barzelay, da London School of Economics and Political Science (LSE), parte do princípio de que a prática profissional gerencial em organizações públicas requer essencialmente habilidades de solução de problemas.
E que isto deve ser feito por meio do desenvolvimento de competências de design, argumentação, dramatização e aprendizado de conhecimentos profissionais sobre gestão pública – que usualmente se apresentam sob a forma de “teorias propositivas”.
O livro, lançado internacionalmente em setembro de 2019, é fortemente influenciado pelos anos de trabalho conjunto com a Enap, com a qual o professor desenvolveu pesquisas, estudos de caso, cursos e materiais didáticos voltados à formação de professores em gestão pública e formação de lideranças governamentais.
“Foi a partir de conversas com alguns de meus amigos aqui da Escola, onde tive que responder a perguntas difíceis, que fui instigado a escrever algumas das ideias-chave que estão presentes no livro. Muitos capítulos possuem diálogos entre personagens fictícios, e esses diálogos refletem essas conversas”, destacou.
Desde 2016, a experiência, encabeçada pela Enap com a LSE e conduzida pelo professor Barzelay, propõe uma sessão de articulação e ativação de redes, identificação de perfis de engajamento e de envolvimento para o aprofundamento da iniciativa.
Conhecimento teórico não é suficiente
“O pressuposto de trabalho é que ensinar gestão é ensinar habilidades, desenvolvê-las. E, claro, isso é verdade até certo ponto. Mas se trata mais de desenvolver organizações e suas capacidades”. E segundo aponta Barzelay, isso querer que os gestores troquem ideias sobre o que poderia ser diferente no futuro comparado com o presente.
“Uma coisa sobre o presente é que as coisas que funcionarão no futuro não existem hoje. E para criar coisas que não existem hoje, você precisa comunicar ideias”. E continua: “para levar as pessoas para este espaço mental, você precisa torná-las animadas sobre ideias, torná-las intelectualmente animadas sobre gestão pública como uma disciplina profissional”.
Baixe o livro gratuitamente (versão em inglês).
A obra segue em processo de tradução para o português pela Enap e será divulgado ainda neste ano.