Ao demonstrar as facilidades e a importância da inteligência artificial, João Paulo Apolinário Passos, engenheiro de arte do Hugging Face, chegou à conclusão de que a combinação entre arte, criatividade e tecnologia conseguem transformar palavras em imagens. E mais: que, com as novas tecnologias envolvendo inteligência artificial, é possível incrementar pensamentos e cenários seguindo suas características originais.
No palco principal da Semana de Inovação, o programador justificou seu pensamento dando nova luz à obra O Abaporu, de Tarsila do Amaral, analisando elementos criados através de inteligência artificial. Na apresentação, Apolinário demonstrou as possibilidades possíveis só pela análise dos traços da pintura, criando uma realidade paralela em volta do quadro.
"Essa tecnologia pode criar imagens, buscar aperfeiçoar traços (...) Não é mágica: o modelo é baseado no reconhecimento de padrões estatísticos. E temos isso em mais de 600 milhões de imagens, que ajudam dar vida e trazer coisas palpáveis dependendo apenas de descrição ou de legenda".
A apresentação também incluiu um novo BOT que otimiza serviços, como a escrita de textos e o destaque de suas partes mais importantes, tradução simultânea e etc. A iniciativa visa dar mais rapidez ao serviço público e, no futuro, poderá ser usada para enxugar a máquina pública, por exemplo.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Em 2022 o evento chega à 8ª edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontece entre 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.