Inscrição cancelada com sucesso!

Especialista em comunicação da Petrobras deu exemplos de como o uso de jogos melhorou a produtividade e o engajamento na empresa

Um olhar inovador sobre engajamento em ambientes corporativos foi o cerne da palestra “Quando o jogo fica sério: gamificando cenários complexos”, da especialista em Comunicação e Gamificação da Petrobras, Adriana Barbosa. O evento, realizado nesta terça-feira, 29 de outubro, foi parte da programação do primeiro dia da 10ª Semana de Inovação, promovido pela Enap, em sua sede, em Brasília.

Adriana destacou como técnicas de “gamificação” podem ser estratégia poderosa para enfrentar cenários complexos. Segundo ela, o uso do conceito pode revolucionar a maneira como equipes enfrentam incertezas e desafios e transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e colaboração. “Em tempos de incerteza, a motivação e o comprometimento genuíno da equipe são fundamentais. A ‘gamificação’ não só estimula o empenho, mas cria um ambiente onde desafios se tornam uma jornada colaborativa de aprendizado e superação”, afirmou Adriana.

De acordo ela, a gamificação não é meramente sobre acrescentar mecânicas de jogos no dia a dia das equipes. “É sobre conhecer os perfis de cada profissional e sobre entender os motivadores que permitem maximizar o potencial das pessoas na resolução de problemas complexos”, resumiu Adriana.

Durante a palestra, foram explorados métodos de aplicação da “gamificação” nos processos de transformação digital da Petrobras, como a criação da “Maratona Digital”, iniciativa realizada em 2020, em meio à pandemia de covid-19, como forma de motivar os profissionais a participarem de treinamentos EAD.

Segundo Adriana, a maratona aumentou em seis vezes o número de cursos à distância feitos no período e contou com mais de 1.500 participações. A maratona também recebeu a Premiação Inovação América Latina, do Workplace da Petrobras, por ser uma forma inovadora de despertar esse engajamento.

“Na verdade, ‘gamificação’ é muito mais psicologia do que mecânicas de jogos. ‘Gamificação’ é sobre pessoas. É sobre entender as pessoas, entender como o cérebro humano funciona, quais são os desejos e as necessidades dessas pessoas”, disse ela. “Por isso, fica mais fácil motivar e engajar esses profissionais e também encontrar soluções quando a gente está com esse cenário de problemas mais complexos. Se conheço as pessoas com quem trabalho, suas habilidades e o que as motiva, consigo tirar o máximo potencial delas”, afirmou Adriana.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)

Mais informações e inscrições:  http://semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn.