Cada vez mais os Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA) têm papel importante no processo de transição para a nova fase de vida do servidor, com a participação de gestores e equipes de Gestão de Pessoas.
Nesse sentido, o seminário “Avanços e Desafios na Promoção da Educação para Aposentadoria no Serviço Público Federal: o papel dos Gestores e das Equipes de Gestão de Pessoas” foi apresentado na última quinta-feira (15), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento teve como objetivo sensibilizar gestores e equipes das áreas de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho e profissionais que atuam com Prevenção e Promoção da Saúde sobre a importância do planejamento para aposentadoria ao longo da carreira, bem como de outras práticas e estratégias que promovam a gestão da diversidade etária nas organizações públicas federais.
A representante da Secretaria de Gestão de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, Taís Porto Oliveira, abordou a questão da promoção da saúde como uma estratégia muito importante nas áreas de gestão de pessoas. Lembrando que como mediador estava presente, Carlos Cezar Soares Batista, da Coordenação de Promoção da Qualidade de Vida e Competências do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.
Em seguida, a palestra foi proferida pela psicóloga, Mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade de Coimbra e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), Juliana Seidl. Ela afirmou que a aposentadoria deve ser encarada como um processo, que inclui planejamento antes da tomada de decisão, além de um “emprego-ponte”, que possa reforçar as fontes de renda, numa fase de transição, e, por fim, adaptação ao novo ciclo de vida.
Por sua vez, a servidora da Polícia Federal, Ana Izabela Sabino abordou a metodologia desenvolvida por meio de ações socioeducativas, de palestras de sensibilização, com temas pré-selecionados e grupos operativos vivenciais. Ela explicou que o programa é norteado por reflexões sobre a transição para a aposentadoria e sobre o envelhecimento, além da construção de um projeto de vida.
Na parte seguinte do seminário, a servidora da Polícia Federal, Wênia de Oliveira Santos, relatou que a capacitação de profissionais de saúde e recursos humanos teve início em junho de 2019, com a participação de 30 servidores.
A segunda experiência apresentada foi a do “Programa Saber Viver” do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), pelas servidoras Liana Medeiros e Jacylene da Cruz.
Confira as apresentações nos links a seguir:
- 1. Diretrizes Gerais de Promoção da Educação para Aposentadoria do Servidor
- 2. Palestra: Avanços e Desafios na Promoção da Educação para Aposentadoria no Serviço Público Federal: O papel dos Gestores e das Equipes de Gestão de Pessoas
- 3. Trajetória do Programa Operação Missão Cumprida da Polícia Federal
- 4. Programa Saber Viver
Oficina sobre habilidades sociais na carreira e no pós-carreira
Em continuidade às discussões do Seminário, foi realizada na quinta-feira (15) a Oficina sobre habilidades sociais na carreira e no pós-carreira. A atividade teve como público-alvo servidores públicos federais, preferencialmente gestores estratégicos e equipes que trabalham na área de gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho, e profissionais que atuam com prevenção e promoção da saúde.
A oficina visou explicar e treinar habilidades sociais relevantes para a construção de relações interpessoais saudáveis em contextos profissionais, familiares e sociais ao longo da carreira e no pós-carreira. Também foi objetivo da atividade explicar a importância da construção de relações saudáveis ao longo da carreira e no pós-carreira; apresentar o conceito de habilidades sociais e seus impactos nas relações interpessoais durante a carreira e no pós-carreira; conhecer os tipos de habilidades sociais e estilos de comunicação interpessoal; diferenciar comportamento assertivo, não assertivo e agressivo, e suas principais características e consequências; discutir os benefícios do treinamento assertivo considerando as dificuldades que o servidor poderá enfrentar em suas relações interpessoais no processo pré e pós-aposentadoria; compartilhar estratégias que podem ser utilizadas pelo servidor em transição para aposentadoria, mediante uma melhor comunicação em diferentes contextos e papéis.
Sobre as palestrantes:Cristineide Leandro-França: Doutora e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Realizou doutorado sanduíche no Instituto Demográfico Interdisciplinar, vinculado à Universidade de Groningen, na Holanda (2015). Cristineide é Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Psicóloga da Universidade de Brasília-UnB e Coordenadora do Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida da UnB. É integrante da Aposentadoria Plena, desenvolve pesquisas, exerce atividades de ensino e coordena grupos relativos à educação para aposentadoria, envelhecimento ativo e habilidades sociais no contexto de trabalho, além de outras temáticas em prevenção e promoção de saúde.
Juliana Seidl: Psicóloga, Psicodramatista, Mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade de Coimbra (com mobilidade na Universidade de Barcelona) e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB (doutorado sanduíche na Universidade da Flórida). Juliana já trabalhou no CDT/UnB, na VÉLI RH, na Fiocruz Brasília e no Ministério da Saúde. Atualmente, é integrante da Aposentadoria Plena, realiza pesquisas, atividades de ensino e consultorias sobre gestão estratégica de pessoas, educação para aposentadoria e gestão da diversidade etária nas organizações.